COMPRE AGORA

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A GAIOLA E A ZONA DE CONFORTO


Dentro de uma linda gaiola vivia um passarinho, que tinha uma vida segura e tranqüila. Era monótona, é verdade, mas a monotonia é o preço que se paga pela segurança.

Nos limites de uma gaiola, os sonhos aparecem, mas logo morrem, por não haver espaço para baterem asas. Só fica um grande buraco na alma, que cada um enche como pode.

Assim, restava ao passarinho ficar pulando de um poleiro para outro, comer, beber, dormir e cantar. O seu canto era o aluguel que pagava ao seu dono pelo gozo da segurança da gaiola.

Do seu pequeno espaço ele olhava os bem-te-vis, atrás dos bichinhos; os beija-flores, com seu mágico bater de asas; as rolinhas, arrulhando, fazendo amor; as pombas, voando como flechas. Ah! Ele queria ser como os outros pássaros, livres… Ah! Se aquela porta se abrisse…

Pois não é que, para sua surpresa, naquele dia o seu dono a esqueceu aberta? Agora ele poderia agora realizar todos os seus sonhos. Estava livre, livre, livre!

Ele saiu e voou para o galho mais próximo. Olhou para baixo e pensou: “Puxa! Como é alto! O chão da gaiola fica bem mais perto”. Sentiu um pouco de tontura. Teve medo de cair, e agachou-se no galho, para ter mais firmeza. Viu outra árvore mais distante, teve vontade de ir até lá, mas não estava seguro de que suas asas agüentariam, e agarrou-se ao galho mais firmemente ainda.

- Hei você! – era uma passarinha – Vamos voar juntos até aquela pimenteira? Ela está carregadinha de pimentas vermelhas e deliciosas. É preciso apenas prestar atenção no gato, que anda por lá…

Ele ficou todo arrepiado só de ouvir o nome gato, e disse para a passarinha que não gostava de pimentas. A passarinha então procurou outro companheiro, já que ele decidiu continuar com fome.

Chegou o fim da tarde e a noite se aproximava. Onde iria dormir? Lembrou-se do prego amigo, na parede da cozinha, onde a sua gaiola ficava dependurada. Teve saudades dele.

Teria de dormir num galho de árvore, sem proteção? Gatos sobem em árvores? Eles enxergam no escuro? Tinha também que pensar nos meninos com seus estilingues, no dia seguinte.

Ele nunca imaginara que a liberdade fosse tão complicada. Teve saudades da gaiola, e voltou. Felizmente a porta ainda estava aberta. Em seguida chegou o dono, e percebendo a porta aberta, imediatamente a fechou e disse: “Passarinho bobo! Passarinho de verdade gosta mesmo é de voar!”.

Mas o passarinho preferiu voltar para sua “vidinha” tranquila e segura…

(Adaptado por Erickson Ribeiro do Texto de Rubem Alves)

“De vez em quando é preciso subir num galho perigoso, porque é lá que estão as frutas” Will Rogers

A Zona de Conforto da grande maioria se parece muito com uma gaiola: calma, aparentemente segura, e tranqüila, mas também cheia de limitações, e cheia da monotonia de não ter nenhuma possibilidade de desejar mais. Mas apesar de serem parecidas, existe uma diferença fundamental entre a nossa ZONA DE CONFORTO e a GAIOLA: a porta de uma gaiola fica fechada, enquanto as portas da Zona de Conforto permanecem o tempo todo abertas, esperando apenas que as pessoas decidam abrí-las e sair livres em busca dos seus sonhos.

É importante lembrar  do que nos diz Romanos 12:2 “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” - Deus nos instrue a não nos conformarmos com o mundo, com o estado letárgico das coisas, mas que a mudança deve primeiro acontecer dentro de nossas mentes, pois, mais do que ninguém, Deus conhece nossas limitações e nossas potencialidades, e sabe que tudo depende de nossa iniciativa, sendo até mesmo a aceitação da Sua palavra de vida, um ato que depende de nós, pois Deus não força nada. Sabemos bem disso quando Cristo afirmou: "Estou a porta e bato, se abrir a porta, entrarei e seiarei contigo" - ou seja, até Cristo nos diz que depende de nós abirmos a porta, e sabemos que não existe evolução sem mudança, e que mudanças só acontecem fora da gaiola ou da Zona de Conforto, num lugar chamado Zona de Crescimento, e que ela acontece apenas quando existem lutas e desafios, pois são estes fatores adversos que nos ensinam no dia a dia, e nos tornam mais fortes e experientes para batalhas maiores e mais desafiadoras.

Seja ousado, queira mais, tente algo novo, lute pelos seus sonhos, não permita mediocridade reina na sua vida. Combata até mesmo o medo que o impede de realizar seus sonhos e projetos.

Um Grande Abraço,

Erickson Ribeiro

Um comentário:

JS TREINAMENTOS VAREJO disse...

Boa noite Erickson!

Muito bom e verdadeiro. O que acontece é que a maioria das pessoas repetem processos over and over again... Por isso, se contentam com pouco ou com o que acham ser possível. Daí a gaiola não lhes parece tão ruim assim.

Grande abraço!