COMPRE AGORA

sábado, 4 de setembro de 2010

RICARDO COUTINHO - EXEMPLO DE LIDERANÇA PÚBLICA

 

ARCEBISPO DA PARAIBA DOM ALDO ELEOGIA ADMINISTRAÇÃO DE RICARDO E SUGERE QUE OUTROS GESTORES COPIEM MODELO

quarta-feira, 17 de março de 2010

“Não posso deixar de reconhecer a eficácia e o sucesso que tem, por exemplo, o Empreender-JP"

Mesmo, garantindo que não irá mais se envolver em política partidária, inclusive no pleito eleitoral deste ano, o arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagotto, elogiou em entrevista ao PolíticaPB, a administração do prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB), e disse que ações da prefeitura devem ser copiadas por outros gestores.

“Não posso deixar de reconhecer a eficácia e o sucesso que tem, por exemplo, o Empreender-JP, que é o projeto exitoso de inclusão social para os pessoenses, desenvolvido pelo prefeito Ricardo Coutinho, bem como também os investimentos que ele tem feito na educação, como estruturação, construção e reforma de escolas”, elogiou Dom Aldo, ressaltando que são ações e projetos a serem copiados por outros gestores e também pelos pretensos candidatos a cargos do executivo paraibano.
 
DEPUTADO FEDERAL LUIZ COUTO ELOGIA RICARDO COUTINHO

Tem sido uma administração honesta, em que os recursos públicos têm servido para promover o bem público.
luiz-couto_20100202_160812O deputado federal Luiz Couto (PT) registrou, nesta quarta-feira, no plenário da Câmara Federal, a desincompatibilização do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), que será candidato ao Governo do Estado nas eleições deste ano. Couto enfatizou a liderança política de Ricardo e destacou que desde 2008 o PT integra a Administração Municipal do socialista. O parlamentar fez quase que um balanço completo da gestão de Ricardo, falando das obras mais importantes e elogiando a honestidade do prefeito.
“Nos cinco anos e três meses à frente da administração pública municipal de João Pessoa, o Prefeito soube resgatar para o patrimônio público espaços que se achavam alienados a terceiros; mais que isso, promoveu a auto-estima da cidade com obras de caráter humanístico que impactam profundamente o espírito da cidadania. Tem sido uma administração honesta, em que os recursos públicos têm servido para promover o bem público. Parcerias importantes com o Governo Lula, têm possibilitado a realização de obras de enorme impacto social. A cidade é outra, bem melhor daquela do passado”, declarou o parlamentar.
Luiz Couto enfatizou, ainda, que as parcerias com o Governo Lula possibilitaram a construção e reforma de mais de 5.000 casas; são mais de 500 ruas pavimentadas e drenadas; 10 novos Centros Integrados de Educação Infantil foram construídos, equipados e estão funcionando plenamente; 08 novas Escolas Padrão foram construídas e entregues à população; 23 Ginásios construídos; 175 novas salas de aula; 64 escolas totalmente reformadas.
“Nesse particular, meu empenho pessoal em assegurar recursos para algumas realizações, seja através de emendas individuais e de bancada, bem como intermediando pleitos junto a Ministérios para consolidar projetos, convênios e outras formas de parceria do Governo Federal com o Município. Iniciativas de políticas públicas, muitas vezes complexas, foram implementadas com sucesso extraordinário. Assim foi com a reconstrução do Mercado Central e com a reforma e construção de novos mercados públicos em bairros populares da cidade; foram construídos shoppings centers, proporcionando o acesso e a formalização ao mercado de trabalho de um grande número de trabalhadores ambulantes; um terminal de
integração de transporte público municipal foi construído e implementado com muito sucesso, tendo sido, recentemente, ampliado para a área metropolitana; um Mercado de Peixe foi construído em Tambaú, na orla de João Pessoa”, registrou Couto.



Petistas do município de Campina Grande elaboraram um manifesto declarando apoio a pré-candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) ao governo do Estado. Os militantes fazem parte da chapa “Uma Campina mais democrática” que disputou as últimas eleições do Processo de Eleição Direta (PED) ao diretório municipal.
No manifesto, o grupo critica a postura adotada pela tanto direção estadual da legenda, como também pela direção municipal, por estar subserviente aos interesses do PMDB, sem ter nenhum tipo de reciprocidade política.  “Por aqui o PT decide apoiar o candidato do PMDB sem nenhuma reciprocidade política. Nenhuma exigência que equilibre os poderes na aliança”, diz a nota.


Capital recebeu obras que priorizam a cidadania


As duas administrações de Ricardo Coutinho à frente da Prefeitura de João Pessoa (de janeiro de 2005 a março de 2010) foram fundamentais para os moradores da Capital. A cidade tornou-se referência de dinamismo, desenvolvimento e qualidade de vida. Ricardo imprimiu seu estilo. Tinha pressa em resolver os muitos e enormes problemas que encontrou ao assumir o cargo.

Sua atuação se deu de forma estruturada e em todas as frentes. O mais interessante foi que, além da atuação em equipamentos básicos, porém fundamentais, como saneamento, habitação popular, geração de emprego e renda, Ricardo Coutinho soube promover a autoestima da cidade com obras de caráter humanístico que resgataram o espírito da cidadania. Foi uma administração honesta, em que os recursos públicos foram utilizados para promover o bem público.

A parceria com o governo Lula possibilitou a construção e reforma de mais de 5.000 casas. Alguns números da administração de Ricardo Coutinho: mais de 500 ruas pavimentadas e drenadas; 10 novos Centros Integrados de Educação Infantil construídos, equipados e funcionando plenamente; 8 novas Escolas Padrão construídas e entregues à população; 23 Ginásios construídos; 175 novas salas de aula; 64 escolas totalmente reformadas.

Iniciativas de políticas públicas, muitas vezes complexas, foram implementadas com extraordinário sucesso. Assim foi com a reconstrução do Mercado Central e com a reforma e construção de novos mercados públicos em bairros populares da cidade. Foram construídos shoppings centers populares, proporcionando o acesso de um grande número de trabalhadores ambulantes ao mercado de trabalho formal.

No discurso que fez ao deixar a prefeitura para se candidatar ao governo do Estado, Ricardo, por quase duas horas, entremeou citações de poetas e escritores com os principais feitos de sua gestão. Também afirmou na ocasião ter sido um ato de coragem disputar a prefeitura e encarar questões polêmicas:

“Viemos para semear coragem e determinação em busca da aplicação de políticas públicas que qualificassem a vida coletiva da população. Inovamos com a criação de uma Secretaria de Transparência Pública, com a Ouvidoria Municipal e com o Orçamento Democrático, paradigma de um novo tempo de democracia participativa, dando vez e voz, permanentemente, aos que antes só eram lembrados, com ilusões, em épocas eleitorais”, disse Coutinho.

“Semeamos esse árido cenário com uma política de gênero, presente nas mais variadas ações municipais, desaguando na criação da primeira Secretaria da Mulher na Paraíba. Colocamos nossos olhares no futuro, ao implantarmos a Secretaria de Ciência e Tecnologia e construir um modelo de C&T voltado para a inclusão social”, acrescentou.

“Nosso povo pode se orgulhar de ter construído o mais eficiente programa de geração de renda, com base no microcrédito orientado do país, o Empreender-JP, que chega aos R$ 18 milhões de crédito aos pequenos empreendedores, sendo R$ 13 milhões de recursos próprios, impulsionando mais de 8 mil pequenos empreendedores e ativando a cadeia produtiva de baixo para cima, com inclusão social.”


Enquete revela como ótima gestão de Ricardo Coutinho
Uma enquete realizada pelo portal PolíticaPB revelou que a administração do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), tem a aprovação de 63,2% dos internautas. Ao todo 2.387 pessoas participaram da votação, que entrou no ar na semana passada, sendo que 1.508 avaliaram como ótima a gestão do socialista.

Dentre todos os candidatos que se apresentam para disputar as eleições estaduais deste ano, o ex-prefeito pessoense Ricardo Coutinho é o que apresenta o menor índice de rejeição. Os números são da pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (28) pela TV Cabo Branco, que traçou um panorama completo do pleito marcado para outubro.
Ao serem questionados sobre em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum, Ricardo recebeu 24% dos votos. A maior rejeição, por outro lado, ficou com Érico Feitosa (PHS), que aparece com 30%.
O governador José Maranhão, com 29% dos eleitores dizendo que não votam nele de jeito nenhum, tem a segunda maior rejeição e aparece ao lado de Nelson Júnior (PSOL), também com 29%. Lourdes Sarmento (PCO) tem refeição de 27%.

Nenhum comentário: