COMPRE AGORA

sábado, 14 de agosto de 2010

A LIDERANÇA PELO EXEMPLO







Quando você começa a se perguntar sobre qual seria a melhor forma de liderar uma equipe ou de influenciar positivamente um grupo, seja do tamanho que for, seja em que lugar for, sejam com quaisquer tipos de pessoas, ou classes sociais, sempre a liderança pelo exemplo é a que valida esta pergunta.
Ser líder é muito mais do que determinar o que fazer. É planejar, é alinhar estratégia, é divulgar, é executar e principalmente, mostrar como se faz.
A liderança legítima é aquela assumida de fato. É aquela em que o líder atua junto à equipe e com a equipe para gerar a solução.
O valor de liderar pelo exemplo, mostrando como fazer e fazendo junto é imbatível na resolução de qualquer circunstância. A equipe não se sente perdida, mas direcionada e sabendo que tem responsabilidades e deveres e que precisa cumpri-los.
Quando o líder acompanha a sua equipe, ele faz parte da equipe também. A segurança, a confiança e organização que se faz real com a presença do líder e com a sua participação na execução é literalmente o exemplo.
Fazer certo é mostrar como se faz.
O líder precisa manter a linha da estratégia e direcionar todo o processo de execução e acompanhar tudo para garantir que todos estão fazendo. Não é apenas uma questão de mandar, mas de estar lá e saber o que significa todo o esforço.
No mundo dos negócios, saber liderar pelo exemplo é valorizado pela execução perfeita (que não quer dizer literalmente perfeita, mas que acontece de fato, que é real e que faz com que os processos funcionem).
O que significa mais oportunidades de negócios, negócios maiores e a confiança que você como líder sabe o que está fazendo.
Este é o valor do exemplo: confiança.
Seja o exemplo.

Nenhum comentário: