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domingo, 29 de agosto de 2010

EXISTE MELHOR NEGÓCIO DO MUNDO?

Por Prof.Erickson Ribeiro
  
Hoje em dia, devido às crises e a constante busca do povo em aumentar a renda, tem havido um fenômeno da multiplicação de empresas com o sistema multinivel, e muitas dessas trabalham no âmbito virtual, o que tem gerado preocupação entre os profissionais multinivel sérios e comprometidos com seus downlines, pois muitas, se não a maioria dessas “empresas” não passam de verdadeiras pirâmides, estelionatos virtuais, pois ainda hoje em nossos dias, a internet ainda é terra sem lei, levando muitos incautos, a cair nessa contravenção.
Poderíamos citar aqui o nome de várias empresas que já tiveram seus nomes estampados em páginas policiais acusadas de crimes de estelionato, mas estaria sendo antiético, pois até que esses processos sejam julgados,  as ditas "empresas" não podem ser oficialmente condenadas, mas somente por estarem fora da conformidade da lei, já mostra o grau de seriedade das mesmas.
Outro lado da moeda são os negócios em multinivel mais tradicionais, pessoa a pessoa, com produtos. Temos muitas empresas também surgindo aos rodos em nosso país.
O que tem causado certo desconforto entre profissionais de empresas concorrentes, é o fato de muitas se auto-intitularem “A MAIOR OPORTUNIDADE DO MUNDO”, ou mesmo "A MELHOR DO BRASIL", "A MELHOR DO MUNDO", etc..  Estas afirmações mais parecem coisas de seitas religiosas que pregam que a salvação só existe se o indivíduo fizer parte delas, e se você está em outra, “está condenado ao inferno”. Será que esse modo de pensar e agir é benéfico ou prejudicial para o próprio profissional?  Se você for convidado para assistir a apresentação de outra empresa, ou mesmo conversar com outro profissional que queira mostrar o plano de outra empresa, você fugirá como o “Diabo foge da cruz?” ou usará esse encontro para conhecer um concorrente e até mesmo ter a oportunidade de mostrar o seu plano ou mesmo de ter informações para exaltar o seu negócio e mostrar as vantagens dele?
Vejo esse fanatismo como algo altamente maléfico aos profissionais sérios e equilibrados, pois não existe melhor negócio do mundo, existe o melhor negócio para mim naquele momento. Generalizar e colocar todos os concorrentes na inquisição do multinivel não irá somente ser prejudicial a você, mas ao multinivel como um todo.
Eu mesmo já passei desta faze, e aprendi com meus erros, pois a vida é um constante aprendizado, o que é certeza hoje, talvez não seja amanha, mas isso significa enterrar o sonho? Jamais, significa trocar apenas de veículo para chegar mais rápido ou mesmo com mecânicos mais experientes, com uma equipe com melhor infra-estrutura. 
Reconhecer erros também faz de um caráter íntegro do ser humano, pois não podemos confundir determinação com teimosia.  Por várias vezes cometi erros e isso é salutar, quando podemos tirar lições proveitosas dos erros para evitá-los das próximas vezes.  Vi nesta vida profissional até mesmo diamantes de uma empresa, começar do zero em outra, e em pouquíssimo tempo estar galgando posições de destaque na nova empresa, por quê? Porque o mesmo não mais se identificava com aquele negócio. Estou dizendo que ele está certo ou errado? Não! Estou afirmando que devemos fazer algo quando nos identificamos, quando gostamos e quando aquilo nos faz bem, caso contrário, algo de muito errado irá acontecer na sua vida profissional.
No Brasil temos várias empresas sérias e competentes, mas claro, com características e formas de desenvolvimento diferentes, qual será melhor para você? Você é que decide.
Talvez você não se identifique com perfumes ou cosméticos, mas se identifica com produtos dietéticos, ou mesmo ache bem mais vendável os produtos de limpeza altamente econômicos, ou mesmo se identifique com todos e queira uma empresa que possua toda essa variedade, ótimo!!!
Mas quem vai decidir o que é melhor naquele momento é você, e após avaliar e investigar bem, pois outra questão importante é a pessoa descartar oportunidades sem sequer conhecer ou se informar, afinal, ninguém se casa no primeiro encontro, você conhecerá primeiro, experimentará (namoro) para depois tomar alguma decisão mais séria. Ou seja, conheça, use os produtos, para depois decidir se tem interesse em selar esse casamento ou não.
Bruno Coelho escreveu muito acertadamente que não importa qual o tipo da empresa que você estiver envolvido, o produto ou o serviço que ela comercializa. Existe um elemento que será sempre o mesmo independentemente da sua empresa oferecer suplementos nutricionais, cosméticos ou serviços. A sua empresa pode ter recebido o prêmio de melhor produto do ano, obter recordes de faturamento, abrir novos mercados a cada dois meses, porém se este elemento não estiver ajustado da maneira correta você não conseguirá obter sucesso. Este elemento tão importante, único e onipresente em todas as oportunidades de multinível é o próprio profissional... VOCÊ!

O profissional deve entender que o principal investimento que ele deve fazer é em si mesmo, pois fazendo isso ele será capaz de agregar valor as outras pessoas, oferecer algo que seja realmente útil e que atenda a alguma necessidade não atendida. 
E é justamente neste ponto que a indústria do marketing multinível se destaca, pois ela enfatiza e apóia o desenvolvimento pessoal. Mas alguns distribuidores não entendem a importância desta variável, e acabam manchando a sua própria imagem, e diminuindo o seu próprio valor. 




PROFESSOR ERICKSON RIBEIRO
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Empresário Amway 3109207007
Graduado em Letras-UFPB
Pos-Graduando em Mídias na Educação
Professor de Lingua Inglesa
Professor de Português Técnico
Treinador Motivacional
Coach

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