Terça-feira, 22/02/2011 às 09h00, por Esther Hinrichsen
1º mandamento: Não deixarás o site pesado.
Mesmo sua empresa tendo
uma internet muito boa, seu
cliente pode não ter.
Ainda existem pessoas que
usam internet discada, e
um site pesado demora
muito para abrir. Isso pode
fazer com que potenciais
clientes simplesmente
desistam de acessá-lo.
uma internet muito boa, seu
cliente pode não ter.
Ainda existem pessoas que
usam internet discada, e
um site pesado demora
muito para abrir. Isso pode
fazer com que potenciais
clientes simplesmente
desistam de acessá-lo.
2º mandamento: Não poluirás seu site.
Tenha em mente que o chique é ser simples. Um bom site corporativo não
tem que ter 10 mil cores diferentes ou 500 efeitos de deixar qualquer um de
boca aberta. Bom é aquele que tem poucas cores e faz com que elas
sejam harmoniosas, sem agredir os olhos dos internautas. Quanto aos
efeitos especiais, use-os com moderação. Tudo o que há em excesso,
em vez de ser moderno, pode ser irritante.
tem que ter 10 mil cores diferentes ou 500 efeitos de deixar qualquer um de
boca aberta. Bom é aquele que tem poucas cores e faz com que elas
sejam harmoniosas, sem agredir os olhos dos internautas. Quanto aos
efeitos especiais, use-os com moderação. Tudo o que há em excesso,
em vez de ser moderno, pode ser irritante.
3º mandamento: Testará seu site em vários browsers.
Para alguns profissionais de TI, é difícil entender por que ainda existem
pessoas que insistem em utilizar o Internet Explorer como browser.
Por isso, lembre-se de testar seu site nos principais browsers para
ter certeza de que, independentemente do browser utilizado pelo
internauta, ele verá o site da forma correta.
pessoas que insistem em utilizar o Internet Explorer como browser.
Por isso, lembre-se de testar seu site nos principais browsers para
ter certeza de que, independentemente do browser utilizado pelo
internauta, ele verá o site da forma correta.
4º mandamento: Não deixará seu site uma baderna.
O site é a fachada de sua empresa na internet. Deixá-lo bagunçado
é o mesmo que receber um cliente num escritório sujo e
desorganizado. A impressão não será boa, e isso pode acarretar
no sumiço deles.
é o mesmo que receber um cliente num escritório sujo e
desorganizado. A impressão não será boa, e isso pode acarretar
no sumiço deles.
5º mandamento: Site não é lugar para brincar de esconde-esconde.
Uma das piores coisas é ficar escondendo links importantes.
Quanto mais prático seu site for, mais o cliente irá gostar.
As pessoas tendem a não ter muita paciência na internet,
pois a associam a algo ágil e prático. Quanto menos cliques,
melhor.
Quanto mais prático seu site for, mais o cliente irá gostar.
As pessoas tendem a não ter muita paciência na internet,
pois a associam a algo ágil e prático. Quanto menos cliques,
melhor.
6º mandamento: Revisará todo o texto que for publicado.
Os textos de um site devem ser muito bem escritos. Uma vírgula
no lugar errado pode fazer com que o cliente entenda
erroneamente o que se quis dizer. Tome cuidado também com
os erros ortográficos, que são um dos maiores “pecados”
que seu site poder ter. Isso transmite claramente uma imagem
de descaso e de falta de profissionalismo por parte de sua empresa.
no lugar errado pode fazer com que o cliente entenda
erroneamente o que se quis dizer. Tome cuidado também com
os erros ortográficos, que são um dos maiores “pecados”
que seu site poder ter. Isso transmite claramente uma imagem
de descaso e de falta de profissionalismo por parte de sua empresa.
7º mandamento: Responderás os e-mails de contatos feitos
pelo site.
pelo site.
Não responder os e-mails que foram enviados pelo site pode lhe
trazer alguns problemas. Primeiramente, o cliente poderá
acreditar que o site não está funcionando direito e com isso não
fazer uma segunda tentativa. Ou, pior ainda, pode acreditar que
está havendo um descaso por parte da empresa.
trazer alguns problemas. Primeiramente, o cliente poderá
acreditar que o site não está funcionando direito e com isso não
fazer uma segunda tentativa. Ou, pior ainda, pode acreditar que
está havendo um descaso por parte da empresa.
8º mandamento: Não colocarás aquilo que não podes oferecer.
Não pense que quanto mais serviços você colocar em seu site
corporativo, mais bonito ele ficará. Se algum cliente entrar em
contato solcitando um serviço anunciado no site que a
empresa não pode oferecer, o descrédito será total.
corporativo, mais bonito ele ficará. Se algum cliente entrar em
contato solcitando um serviço anunciado no site que a
empresa não pode oferecer, o descrédito será total.
9º mandamento: Terás referências.
Atualmente, as pessoas sempre procuram referências antes
de comprar ou de solicitar qualquer tipo de serviço. Por isso, é
interessante ter uma página na qual se apresente clientes
satisfeitos. Colha depoimentos e os publique com autorização
dos clientes.
de comprar ou de solicitar qualquer tipo de serviço. Por isso, é
interessante ter uma página na qual se apresente clientes
satisfeitos. Colha depoimentos e os publique com autorização
dos clientes.
10º mandamento: Integrará seu site com mídias sociais.
As mídias sociais farão o papel de “outdoor eletrônico” para sua
empresa, enquanto o site será sua sede. A boa integração entre
ambos é sempre importante, pois a partir das mídias sociais
você atrairá novos clientes e manterá os atuais sempre atualizados.
empresa, enquanto o site será sua sede. A boa integração entre
ambos é sempre importante, pois a partir das mídias sociais
você atrairá novos clientes e manterá os atuais sempre atualizados.
Por fim, procure uma boa empresa para criar e para
atualizar seu site corporativo. Profissionais “quebra-galho”
não darão conta do recado. Lembre-se da importância que um
site tem para o seu negócio.
atualizar seu site corporativo. Profissionais “quebra-galho”
não darão conta do recado. Lembre-se da importância que um
site tem para o seu negócio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário