GANHE BITCOINS AGORA, GRÁTIS

BTCClicks.com Banner

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

TRABALHO OU EMPREGO ?

 A maioria das pessoas associa as palavras trabalho e emprego como se fossem a mesma coisa, não são. Apesar de estarem ligadas, essas palavras possuem significados diferentes. O trabalho é mais antigo que o emprego, o trabalho existe desde o momento que o homem começou a transformar a natureza e o ambiente ao seu redor, desde o momento que o homem começou a fazer utensílios e ferramentas. Por outro lado, o emprego é algo recente na história da humanidade. O emprego é um conceito que surgiu por volta da Revolução Industrial, é uma relação entre homens que vendem sua força de trabalho por algum valor, alguma remuneração, e homens que compram essa força de trabalho pagando algo em troca, algo como um salário.
Trabalho:
De acordo com a definição do Dicionário do Pensamento Social do Século XX, trabalho é o esforço humano dotado de um propósito e envolve a transformação da natureza através do dispêndio de capacidades físicas e mentais.
Emprego:
É a relação, estável, e mais ou menos duradoura, que existe entre quem organiza o trabalho e quem realiza o trabalho. É uma espécie de contrato no qual o possuidor dos meios de produção paga pelo trabalho de outros, que não são possuidores do meio de produção.

Em plena era da informação, os empregos estão em baixa, mas as oportunidades de trabalho crescem. Por que será? O fato é que manter vínculos empregatícios é um grande peso para as organizações, porque envolvem impostos, burocracias, ações trabalhistas, etc. A tendência é enxugar o excesso de pessoas e trabalhar com profissionais mais ágeis, técnicos, com personalidade flexível e, principalmente, desapegados dos modelos antigos como o de sonhar com estabilidade eterna, décimo quarto, benefícios e mais benefícios.
O mundo está cada vez mais rápido e as oportunidades estão aí. No caso do Brasil, que só tem 500 anos, as oportunidades estão em alta. É um continente que está em construção e o que mais esta nação de 169 milhões de pessoas precisa, é de bons profissionais. O bom profissional, e nós traçaremos o seu perfil abaixo, dificilmente ficará sem trabalho ou até emprego.
Não acredito que os empregos desaparecerão por completo, mas quero alertar que se você for um excelente profissional, as preocupações com recolocação serão cada vez menores em sua vida, pois as dúvidas girarão em torno de aceitar este ou aquele convite. Confira 7 dicas para chegar lá:
1º - Autoconhecimento
Isto é básico. Você precisa conhecer cada vez mais os seus dons, talentos, aptidões e habilidades, pois a realização da sua vida pessoal e profissional depende profundamente do seu nível de autoconhecimento. Existem muitos caminhos para isso, desde terapias até cursos vivenciais. Uma sugestão simples é a da autopercepção. Passe a se observar mais, suas respostas, as experiências que lhe energizam e motivam e as que lhe causam sentimentos de fraquezas. É importante conhecer seus pontos fortes e as sua oportunidades de melhoria.
O sucesso, para ser sólido e contínuo, deve ser construído sobre o que você realmente é.
2º Objetivos Claros
Uma pessoa sem objetivos é como uma folha seca ao vento. É levada para qualquer direção, em qualquer momento. Seus objetivos devem ser ousados e baseados nas suas aptidões (1ª dica). Também precisam ser flexíveis e revistos periodicamente.
Uma pergunta básica que muitos entrevistadores fazem é: "Como você quer estar daqui a cinco anos ?" Pense também no seguinte: Quanto você estará valendo daqui a cinco anos? Lembre-se, antes de responder, de que o mundo está girando cada vez mais rápido e ficando cada vez mais exigente.
3º Persistência
Essa virtude não pode faltar em seu currículo e muito menos em sua vida. A persistência é a mãe do sucesso e eu diria que ela pode até substituir os seus talentos, pois se você não puder vencer através dos seus dons, mas for persistente, você vencerá mesmo assim, de alguma outra forma. Mas é claro que o caminho fica muito mais agradável, curto e próspero se você unir seus dons e talentos ao poder da persistência.
4º Educação Continuada
Não dá para parar de estudar. Você tem que aprender a desaprender o que não serve mais, desapegar-se dos conhecimentos ultrapassados e ter a iniciativa de aprender a aprender o novo. Parece loucura, mas é verdade. As organizações estão carentes de pessoas com boa capacidade para aprender rápido e transmitir seus conhecimentos. Sabe por quê? Porque você está na era da informação. Vamos acordar, já estamos no terceiro milênio!
5º Relacionamento e Networking
A única forma de crescer profissionalmente é obtendo a colaboração e o apoio das pessoas que estão ao seu redor, caso contrário, você viverá na lama dos conflitos pessoais. Desenvolver e manter bons relacionamentos é crucial para quem quer viver feliz e ser bem-sucedido. Existem infinitas dicas sobre relações humanas, talvez seja uma boa idéia para um outro artigo, mas a essência das relações é a empatia. Esta é a palavra mágica dos relacionamentos. Empatia pode ser traduzida como a habilidade de ser confiável, honesto, agradável e compatível como os seus interlocutores.
Networking significa administrar organizadamente estes relacionamentos. Vale a pena dizer que se você for procurar um emprego num jornal, sua chances são de 5 a 8%, mas se um amigo indicar você para a vaga, as suas chances crescem para até 80% . Quanto mais contatos, melhor.
6º Pró-atividade
Você é daqueles que esperam alguém lhe pedir ou mandar fazer alguma coisa ?
Se for, meus pêsames, porque você é um profissional completamente ultrapassado.
Iniciativa, prontidão, motivação são bases que fazem um profissional se destacar.
Você lembra de uma música que diz:"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer"?
7º Imagem
A teoria do comercial do refrigerante Sprite, cujo slogan é "Imagem não é nada, sede é tudo", não se aplica ao mercado de trabalho.Você nunca terá uma segunda chance de causar a primeira impressão.
Podemos aprender com o noivo e a noiva. No dia do casamento eles se transformam, pois são o foco de todas as atenções: cabelos, unhas, roupas impecáveis. Olhares e semblantes de pessoas realizadas. Todos os convidados se emocionam com o magnetismo do casal.
Se você tiver a consciência de que todos os dias são importantes e decisivos em sua vida e carreira e aplicar a técnica dos noivos de marketing pessoal, muitas oportunidades surgirão. Acredite!
Prof.Erickson Ribeiro

Referencias:
Dic.Aurélio
Marcelo de Almeida (Instituto Marcelo de Almeida)

Nenhum comentário: