COMPRE AGORA

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

NEGÓCIO PRÓPRIO – TENDÊNCIA PARA O SUCESSO

Foi-se o tempo em que o sonho era apenas se formar, passar em um concurso e se aposentar, pois hoje em dia essa realidade não leva ninguém a famosa independência financeira. Conheço muitas pessoas nesta situação que estão penduradas nos cartões de crédito, ou mesmo nos seus cheques especiais.
Por outro lado, as pessoas da classe média-baixa, que trabalham normalmente ou no serviço público ou no comércio, tem salários entre R$ 800,00 e R$ 1200,00, e cá pra nós, com esse salário não dá pra fazer muita coisa. Imaginem as despesas com aluguel (quem ganha isso normalmente não tem a casa própria), alimentação, material escolar dos filhos, transporte, contas de água, luz, telefone,etc.  Na realidade as pessoas tem apenas sobrevivido.
E qual a nova perspectiva ?  O negócio próprio vem ganhando mais destaque em todos os setores.  Mas como alguém pode acreditar nisso quando tantas pessoas abrem seus negócios e em menos de 5 anos 75% vão a falência ? (de acordo com o SEBRAE).
De acordo com o próprio SEBRAE, esses negócios quando vem a falhar, falham por causa de 2 fatores primordiais:
1.                      Falta de investimento
2.                      Falta de conhecimento.
Então devemos antes de mais nada conhecer o mercado em que estamos ingressando, micro, pequeno ou médio, não importa.  Você pode estar abrindo um salão de cabeleireiro, um carrinho de churrasco ou uma grande loja, não importa, as causas são as mesmas para o sucesso ou fracasso.
Se existe bastante concorrência, existe bastante mercado, e como nos diferenciar?
Venda o produto ou serviço de melhor qualidade a preço mais baixo que os concorrentes, esqueça a ganância, pois isso conquistará os clientes. Lembram de um comercial de uma grande loja de departamentos? PREÇO E QUALIDADE. È isso que importa. Com uma qualidade igual ou acima da concorrência, os clientes vão chover, e mesmo que se chateiem com alguma coisa ou experimentem o concorrente, vão lembrar de um fator primordial, o PREÇO!
Porque o Wallmart nos Estados Unidos acabaram com outros concorrentes? Preço, atendimento e qualidade. Porque outros vários negócios se destacam no Brasil e mais a mais pessoas entram na linha da riqueza ?
Eles são empreendedores, tem seu próprio negócio, e com isso volto aos dois pontos primordiais do sucesso.
Investimento.
Para quem tem um sonho de abrir seu pequeno negócio o Estado da Paraíba está começando um programa que já deu certo no município de João Pessoa, o Empreender Paraíba, liberando crédito para pequenos negociantes, isso é um excelente começo, mas essa iniciativa também tem de capacitar os novos “micro-empresários” com cursos periódicos para quem quiser crescer nos seus respectivos negócios, é ai que temos de nos aprofundar no segundo pilar.
Conhecimento.
A capacitação constante para os novos empreendedores deve ser uma marca desse programa para que vá além das experiências positivas já vistas no âmbito municipal.
Eu poderia escrever centenas de linhas sobre esse assunto, pois ele é vasto e necessita de tempo para que vários aspectos de um negócio sejam vistos, revistos e aprofundados, pois todo e qualquer negócio deve ser profundamente estudado para que seja bem sucedido. Mas como diz o mestre Dr.Lair Ribeiro, o único lugar onde sucesso vem antes de trabalho, é no dicionário.
O fator primordial é o trabalho duro, árduo e com determinação, pois todo negócio passa por altos e baixos e é justamente a determinação, e o esforço que farão com que seu negócio vá em frente e seja um êxito.
Sucesso!

Prof.Erickson Ribeiro
Email: ericksonlr@gmail.com
Consultor Independente de Vendas, Marketing 
Palestrante Motivacional
Professor de Inglês e Literatura
Cursos de vendas
Coach

Nenhum comentário: