COMPRE AGORA

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Boa aparência vs Boa apresentação

Boa aparência é muitas vezes um fator sistemático para seleção de um cadidato, mas bons administradores devem transcender esse aspecto e focar na profissão e na capacitação. Um bom profissional saberá se portar e se trajar para sua função. Os empregadores estão julgando os candidatos pela beleza.


Em certos anúncios de emprego, geralmente de pequenos e médios empreendimentos, dos quais depende de atendimento ao público, expõem em seus anúncios de vagas de empregos requisitos um tanto que estereotipados. Uns chegam exigir que o futuro funcionário tenha carro ou moto própria, que não dependa de ônibus, que tenha tantos anos de experiência em uma determinada área. Mas atualmente há um fator que está reprovando os candidatos já no curriculun ou na entrevista. A aparência.
Aqui na agência SimplexData fiz uma pesquisa com meus colaboradores diretos e indiretos a respeito deste assunto, o que me chamou atenção foi que as pessoas se confundem com os dois! Uns declaram que "boa aparência é ser fisicamente atrativo" e outros relatam que boa apresentação "saber se portar e falar diante dos demais ao seu redor". Mas o que motivou a realizar esse apanhado foram realmente esses anúncios que li nos jornais e na Internet; e por meus clientes reclamarem que são julgados pelo seu curriculun e sua aparência, não oportunizando o profissional em sim.
Os anúncios que solicitam pessoas com pró-atividade e dinamismo, também entram nesse estereotipo que mencionei. O entrevistador só vai saber se a pessoa tem esse principio realizando dinâmicas de grupo para selecionar. Entretanto pequenos empreendimentos como lojas de livros, informática, serviços, não possuem um setor de Gestão de Recursos Humanos apto a realizar tal avaliação, geralmente terceirizam esse departamento, e, diga-se de passagem, quem paga a conta é o empregado, porque se ele é recrutado por uma agencia de RH esse colaborador empregado custeia sua própria contratação com empenho de 15% a 40% do salário entre 2 a 4 meses. Em minha opinião de Administrador não concordo com essa metodologia. Mas isso é outro assunto.Tais anúncios elaborados ao bel achismo de um empregador que por telefone determina ao jornal ou ao webmaster que se publique o solicitado, sem levar em conta que tipo de pessoa desejo entrevistar, sem julgar que essas pessoas se deslocarão de suas residências, gastarão com locomoção e tempo para atender uma entrevista. Ou são os anúncios que pedem "favor enviar curriculun com foto", a pessoa já é eliminada pela foto! Eu já fiz experiência com meu próprio currículo, mandei para 3 anúncios que exigiam a foto! Enviei o documento com foto e dois dias depois enviei o mesmo sem a foto, somente mudando as ordens de pensamento do currículo. Resumindo os três ligaram pra mim e em meio à conversa para marca o dia da entrevista eu perguntei se o currículo que estavam avaliando tinha foto, surpresa! Não tinha foto! Então pergunto... Como estavam avaliando os demais?
Outro fato foi um anuncio de jornal que segue abaixo:
LIVRARIA DO SHOPINGFULANO DE TAL CONTRATA VENDEDORES EXIGE-SE DINAMISMO, DISPOSIÇÃO E BOA APARÊNCIA. AMBOS OS SEXOS. ENVIAR CURRICULO PARA FULONODETAL@GELADEIRA.COM OU PELO FONE TALTALTAL PARA AGENDAR ENTREVISTA.

Nenhum comentário: