COMPRE AGORA

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O brasileiro é realmente empreendedor ?




De acordo com o SEBRAE sim, pois no Brasil se abrem inúmeros novos negócios a cada ano, mas, de acordo com o próprio SEBRAE desses pequenos e micro negócios, 75% deles vão a falência em menos de 5 anos, levando o brasileiro de volta ao emprego de carteira assinada e em muitos casos a informalidade.
Quais os fatores que levam as pessoas a quebrarem seus negócios ? De acordo também com o SEBRAE devido a falta de recursos para investimentos, e principalmente a falta de conhecimento técnico e profissional na área em que está atuando.
Altos investimentos são o grande problema, além da falta de persistência em alguns casos. Se formos analisar o mercado interativo (Marketing Multinivel) a coisa parece que se iguala, pois dos que iniciam neste segmento, muitos não se aprimoram, nem se comprometem com seu negócio próprio. Na grande maioria das vezes, ingressando em “empresas fantásticas” sem analisar coisas simples, como se a empresa é legalizada, se tem produtos registrados na ANVISA, se tem escritório próprio, ou mesmo se seus produtos tem boa rotatividade no mercado, se tem preço competitivo, ao até se a empresa a que se está associando não o obriga a grandes investimentos, como vemos em empresas famosas neste ramo, que obrigam o distribuidor a fazer pedidos obrigatórios acima dos R$ 800,00 ou até mesmo acima de R$ 10.000,00 como algumas multinacionais do setor interativo no chamado marketing multinivel.
Vários distribuidores independentes, mesmo tendo sonhos de prosperar, não se comprometem 100% com seus sonhos, nem fazem o mínimo exigido para crescer profissionalmente neste ramo, e quando falo isso, não falo em investir grandes somas, falo em investir tempo e determinação no que se deseja.
Um bom exemplo disto são grandes empresas que fornecem treinamentos e eventos gratuitos para seus empresários ou distribuidores, para que os mesmos se qualifiquem, se motivem a galgar novos patamares dentro de suas empresas, e o que acontece? A maioria nem comparece, pois apesar destes afirmarem que querem realizar sonhos, não são empreendedores suficiente para investir no próprio sonho.
Quer crescer ? Aja, quer viver na excelência? Se esforce e seja realmente empreendedor.

Prof.Erickson Ribeiro

Nenhum comentário: