
Muitas pessoas que se aconselham comigo trazem os seguintes obstáculos como sendo motivos comuns para não ter pessoas aderindo ao seu programa. Eles recebem respostas do tipo: " ... eu adorei seu programa mas não tenho o dinheiro agora" ou " ... não tenho tempo" ou " ... preciso falar com minha mulher..." (ou meu pai, ou ...)
Você certamente já enfrentou uma situação dessas, não é mesmo?
"Eu não tenho o dinheiro" - verdade ou desculpa?
Esta objeção ocorre por 3 motivos:
1) O prospecto realmente não tem o dinheiro. Seu prospecto vive uma situação onde ele está tentando viver entre cada contra-cheque. Suas contas são iguais ao seu salário, ou pior, ele está cada vez mais afundando-se em dívidas. Ou ainda, eles são poupadores disciplinados que guardam dinheiro para montar seu negócio próprio. Eles precisão entender a diferença entre um ativo e um passivo. Um ativo é algo que paga você e um passivo é o que lhe custa algo. Lembre-se, essas pessoas logo no início irão lhe perguntar "quanto custa isso?".
2) Existe uma objeção não expressa. Essa é porta de escape do prospecto. Ao invés de dizer-lhe os verdadeiros motivos, para livrarem-se de vocë eles lhe dizem "Eu não tenho esse dinheiro".
3)Essa é uma desculpa que eles criam para eles próprios quando percebem que estão prestes a tomar uma ação - saindo assim do anzol.
Existe muita similaridade entre o 2 e o 3. A diferença é que o 2 é uma desculpa para você enquanto o 3 é uma desculpa para eles.
"É necessário dinheiro para fazer dinheiro" ou algo parecido passa na cabeça deles e eles acreditam fortemente nisso. Então a forma de enxergar a situação 3 é similar à objeção "eu não tenho tempo".
Assim, de forma a poder realmente ajudar seu prospecto, seu papel é descobrir qual é a verdadeira causa. Tentar lidar com a causa errada pode resultar numa grande confusão. No entanto ao descobrir o verdadeiro motivo você poderá ajudá-lo a superar as dificuldades e alcançar o que eles querem.
Obviamente que precisaremos perguntar ao prospecto qual a verdadeira causa para "eu não tenho o dinheiro". Mas nisso você deverá incluir tudo o que sabe sobre ele. Dinheiro geralmente está relacionado ao orgulho e sondá-lo poderá aborrecê-lo. Assim, faça perguntas GENTILMENTE.
Inclua o que descobriu sobre ele na qualificação
O que eu quero dizer com isso é que durante o processo de qualificação ele disse que queria sair das dívidas, por exemplo, e ele disse que "não tenho o dinheiro", isso é consistente. Então não faz sentido insistir ainda mais e aborrecê-lo. Esse é o número 1.
Agora se durante a qualificação você descobre que ele ganha um bom salário, que quer mais tempo, liberdade e lhe diz "eu não tenho o dinheiro", isso é inconsistente. Ele talvez seja o número 2 e tenha um motivo oculto.
Objeção "eu não tenho tempo"
Tratarei disso oportunamente.
O que você percebeu nesses 3 tipos de recomendações é o real intento de ajudar o prospecto. Se você tem condições de financiar o prospecto 1, pense se não será uma bela oportunidade de fazê-lo.
E para dar um exemplo do número 3, se ele diz "o dinheiro está apertado e não dá pra gastar nisso"; junto com "dinheiro é a raiz de todo o mal".
A verdadeira arte de lidar com essa objeção são as perguntas que você faz e que fazem o prospecto lhe dizer o que está sublinhando a objeção.
Em tempo para falar do tempo
Esse é um dos temas que eu mais gosto de encontrar pela frente. Devo confessar que eu me divirto quando isso ocorre: eu simplesmente adoro!
Aliás, acho que já recomendei em outro lugar que o gostoso é quando as objeções se tornam divertidas. Desejo muito isso a vocês.
Quanto ao tempo eu tenho uma explicação que faço mas aqui terei que ser suscinto.
Digo à pessoa:
Faça um mapa mental dividindo seu dia em 3 partes(a,b,c)
Na primeira parte você tem seu descanso (a). Vamos assumir que você durma 8 hs por dia e que não queremos bagunçar com isso.
Na segunda parte você trabalha (b) 8 hs e é daí que tem seu sustento. Também não queremos bagunçar isso.
Na terceira parte é a única que de fato você gerencia. Ela é usada para suas refeições, seu deslocamento, diversão, socialização, capacitação, relacionamentos familiares e afetivos ou até mesmo para decidir se vai descansar (a) mais ou trabalhar (b) mais.
Ora, como você só gerencia o "c" você precisa alocar prioridades no "c" para conseguir produzir algo que lhe dê mais tempo em "b", pois do contrário será sempre escravo do tempo.
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