COMPRE AGORA

domingo, 15 de novembro de 2009

COMO SE TORNAR UM BOM LÍDER


Uma parte importante do sucesso na vida é a capacidade de liderança. É importante não só ser capaz de liderar os outros, mas estar disposto a liderara nós mesmos. Ninguém é bem sucedido na vida, bastando seguir os outros. Às vezes nós simplesmente devemos encontrar um caminho novo e ousado para nós mesmos.

Ser um bom líder é mais do que simplesmente estar na linha da frente da multidão. Um líder deve agir. Demasiadas vezes, nós simplesmente aceitamos que alguém olha ou parece como um líder e muito raramente é que vamos realmente olhar para as ações que realiza esse líder – e esse é o verdadeiro teste de liderança.

No entanto, para se tornarem bons líderes de nós mesmos, precisamos nos concentrar em ações ao invés de aparências simples. O título deste artigo refere-se oito etapas, mas não pense em como essas medidas progressistas sejam como tantas receitas ou manuais de instrução que simplesmente descrevem. Em vez disso, pense em tomar essas ações que você deve fazer em uma base regular.

Em primeiro lugar, esteja alerta para novas oportunidades. “Realidade” não é absoluto, mas sim sujeito a constantes mudanças. Pense sobre os inventores, exploradores, e os agentes de mudança social que tenham alcançado a grandeza. Alguns poderiam dizer simplesmente que certas pessoas são bem sucedidas porque eles têm a sorte de estar no lugar certo no momento certo. Talvez sim, mas se eles não tinham os olhos abertos para a oportunidade, então não teria importância se eles estivessem no lugar certo.

Em segundo lugar, aceitar a inspiração de onde ela vem, mesmo que seja dos seus adversários. O sábio líder constantemente estuda a sua concorrência. Na guerra, política, negócios, estamos constantemente a ver exemplos de pesquisa e reconhecimento. Demasiadas vezes num determinado estudo, concentram muitos em encontrar uma fraqueza para explorar. Se você quiser ser um líder não seja vítima dessa tendência. Em vez disso, se você encontrar um ponto fraco, certifique-se de evitar essa cilada mesmo. Se você encontrar a força, em seguida, encontrar uma maneira de fortalecer suas próprias qualidades para corresponder.

Em terceiro lugar, aprender algo novo e promova de novas maneiras todos os dias. Isto significa que você deve procurar continuamente a expandir seus horizontes, internamente e externamente. Alimente sua mente com novas lições e conhecimentos, mas constantemente amplie seus horizontes sociais. Procurar e conhecer novas pessoas e mergulhar em novas situações sociais. Você nunca sabe quando essas novas experiências irão ajudá-lo em seu papel de liderança.

Quarta pesquisa, e encontre respostas em pistas sutis. Procure abaixo da superfície. Esta é uma extensão da terceira etapa em que você está buscando novos conhecimentos. Mas isso também significa que você terá que pisar fora dos caminhos tradicionais do conhecimento. Não basta ler livros no cânone literário ou a lista de best-sellers ou ir a seminários, não há mais espaço para perguntas e debate. Procure os pensadores não convencionais, professores e escritores.

Em quinto lugar, se não improvisar, soluções existentes estão disponíveis. Sem desculpas. A necessidade é a mãe da invenção. Como você sabe que não vai funcionar se você nunca tentou isso antes? Lembre-se, nem todas as abordagens devem vir pela frente. Olhe para o seu problema de todos os lados e seja sistemático em fazer tentativa de soluções diferentes em várias combinações.

Seis, fazer pelo menos uma pessoa que gosta feliz todos os dias. Se você fizer questão de ser racional e cuidar de uma pessoa a cada dia, em seguida, logo este comportamento de cuidar se torne um hábito e que o hábito vai se espalhar para os outros ao seu redor. Fazer alguém feliz também alimenta a sua própria felicidade pessoal. Basta imaginar o quão melhor o mundo seria se todos nós fizemos um pouco mais para espalhar a felicidade.

Sete, oferecer ajuda, mesmo quando não há aparente vantagem para você. Isto significa mais do que escrever um cheque. Significa dar do seu tempo e energia de si mesmo. Às vezes isso significa ajudar alguém que você não conhece e às vezes pode ser uma ação muito pessoal.

Finalmente, nunca deixe a negatividade ser sua última palavra sobre o assunto. Se as suas palavras finais são negativas que não importa o quanto você pode estar esperançoso sobre o potencial de um projeto ou ação duradoura a impressão que você dá aos outros é uma ação de negatividade. Acentuar os aspectos positivos e que são mais propensos a ver um resultado positivo.

Se você seguir estas oito etapas da ação, não só você será um líder melhor, mas também a si mesmo para uma vida mais bem sucedida.

Nenhum comentário: