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quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Sustentabilidade e Economia Alavancam Vendas de Produtos Concentrados de Limpeza


Por Estela Mendonça

Os produtos de limpeza concentrados consolidam-se no portfólio das gigantes do setor e começam a cair no gosto dos consumidores preocupados em reduzir os impactos ambientais e também economizar

Você compra um produto de limpeza concentrado, paga mais barato por ele com o mesmo rendimento de um convencional, economiza espaço e ainda ajuda a preservar o meio ambiente. São só vantagens, mas por que eles ainda não dominam o mercado? A verdade é que os consumidores ainda têm certa resistência, os varejistas ainda não estão convencidos e somente agora as grandes empresas do setor estão apostando nessa ideia.
Um bom indicador de que os concentrados têm tudo para emplacar no mundo todo, já que representam uma escolha mais verde.
O uso de menos embalagens reflete diretamente na redução dos impactos ambientais do transporte e dos resíduos das embalagens. “Segundo estimativas conservadoras, uma embalagem flexível salva seis vezes mais resíduos de plástico muito que vai para um aterro sanitário em comparação com uma garrafa tradicional”, disse Fisk Johnson, presidente e CEO da SC Johnson, no comunicado de lançamento.
MERCADO CONSERVADOR 
Entretanto, o desempenho de vendas mostra que o consumidor americano – e talvez o daqui também – não está tão disposto a migrar das formulações tradicionais para as concentradas.
“Recarregar com um concentrado é um exemplo de uma mudança de comportamento muito pequena que poderia fazer uma diferença real na minimização de resíduos. Mas muitas pessoas não querem o transtorno. Queremos quebrar o código e descobrir o que seria necessário fazer recargas concentradas sejam uma aceitas”, disse Jonhson.
“O ambiente não é "top of mind" em compras do consumidor, mas agora ele precisa ser, se vamos abordar alguns dos desafios que as gerações futuras poderão enfrentar”, disse Johnson.

CONCENTRADOS DESDE A DÉCADA 50
A Amway foi fundada nos Estados Unidos em 1959 e seu primeiro produto foi o LOC detergente multiuso concentrado com tensoativos biodegradáveis. “A Amway, desde os seus primeiros lançamentos da linha de produtos para casa, na década de 50, já tinha esta preocupação com a praticidade e o meio ambiente, oferecendo produtos concentrados e de grande poder de limpeza”, conta Sônia Arruda, gerente de marcas.
A executiva diz que a aceitação dos produtos é boa e o mercado mostra uma tendência de crescimento, porém. Porém a velocidade desse crescimento está diretamente relacionada à efetividade da comunicação das empresas distribuidoras, no sentido da mudança de hábitos de consumo. “Os principais consumidores desses produtos são mulheres jovens e preocupadas em ter atitudes que possam contribuir para a saúde do planeta”. Ela acredita ainda que a adoção em massa desses produtos no Brasil ainda requer uma mudança no hábito dos consumidores, que não estão acostumados com este conceito.

Todos os produtos da Amway contêm fórmulas altamente concentradas e todas as embalagens são recicláveis. No Brasil, são comercializados vários produtos da linha. Um dos destaques é o LOC Limpador Multiuso, que elimina gordura e sujeiras das superfícies, não necessita de enxágue e é suave para as mãos. Depois de diluído, 1 litro rende até 133 litros, para limpeza leve. Para limpeza pesada, cada meia tampinha, ou 30 ml, rende 4 litros.
A empresa também disponibiliza o Dish Drops Detergente para Lavar Louças, que é superconcentrado. Sua espuma é facilmente enxaguável, o que reduz o consumo de água, sem deixar resíduos. Contém glicerina, para suavizar a agressão à pele das mãos. Depois da diluição, cada litro rende 9 litros. Para lavar as roupas, a empresa oferece o SA8 Premium Detergente em Pó, altamente concentrado, que na máquina rende 28 lavagens ou até 150 lavagens manuais de até 4 kg de roupa.

Para a presidente executiva da Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla), Maria Eugenia Saldanha Proença, os produtos com apelo ecológico representam um dos principais eixos das inovações disponíveis no mercado, incluindo os produtos concentrados, pois impactam diretamente na embalagem, entre outras tantas vantagens. “O produto concentrado, com a proposta de render o mesmo que o produto tradicional gasta menos água em sua formulação, gera economia de embalagem, gasta menos em seu transporte, gera menos gastos com combustível e menos poluição no ar por dose. São produtos desenvolvidos dentro de uma plataforma de sustentabilidade, atendendo às questões sociais, econômicas e ambientais”, avalia.

Informações sobre a Amway e Seus produtos: Whatsapp 83 988138532 

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