segunda-feira, 9 de junho de 2014

O QUE É O LEGITIMO MARKETING MULTINIVEL?


Texto de Erickson Ribeiro

Algumas pessoas desavisadas ou mesmo influenciadas pela onda de empresas que se dizem de marketing multinivel, tem achado que todas estão no mesmo nível ou que são a mesma coisa, o que não é verdade em absoluto.  Primeiramente devemos entender o que seria uma pirâmide ilegal. Trata-se de uma corrente onde as pessoas apenas colocam dinheiro no esquema, aliciam algumas novos “investidores” para participar do esquema prometendo ganhos fáceis e sem nenhum trabalho visando ter retorno financeiro bem acima daquilo que “investiram”, e essas sobrevivem das adesões das novas vítimas. Essas não tendo um produto tangível, real e comercial para gerar volume de vendas e consequentemente, gerar dividendos para pagamento de comissões e bonificações. Em muitos casos essas empresas usam de um artifício de terem um “produto ou serviço” irreal, ou “fantasma” como pacote de telefonia que não funciona, como produtos de segurança que nunca são entregues etc. Temos tido vários casos em nossos pais de esquemas travestidos de marketing multinivel que tem lesado milhares de pessoas justamente por prometer ganhos sem trabalho, coisa que é impossível de acontecer no mundo REAL.  E o que seriam empresas legitimas de marketing multinivel, ou marketing de rede?  Inicialmente devemos relembrar que as empresas legítimas existem no mercado a mais de 50 anos, e apesar de inicialmente terem sido comparadas a pirâmides, aos poucos se estabeleceram como negocio legítimo, ético e moral, pois essas empresas utilizam um principio simples: Pague a seu consumidor para que o mesmo seja um agente de marketing (propaganda positiva) dos seus produtos e serviços, e com isso, seus amigos e associados, terão credibilidade porque você usa aqueles produtos e teve benefícios reais com eles, é o caso da propaganda mais poderosa que existe, a propaganda “boca a boca”.  É incrível como já fazemos isso há tempos e não somos remunerados, a exemplo de quando você assiste a um filme fantástico, e empolgado comenta com seus amigos e parentes. Esses comentários farão com que algumas dessas pessoas vão ao cinema, comprem ingressos, consumam pipoca, refrigerante, ou seja, movimentem dinheiro e eu que fiz aquele comercial todo não ganho absolutamente nada do montante movimentado.
Ou mesmo quando você comenta entusiasmado sobre a TV nova que comprou e sobre a fantástica promoção que conseguiu, em muitos casos, seus amigos também aproveitam essa promoção e você que falou dos benefícios e qualidade daquele produto não ganhou nada, nem um “tapinha” nas costas do gerente da loja pelas vendas feitas graças a propaganda entusiasmada que você fez aos seus amigos e parentes. Justamente pensando nisso, Carl Rehnborg iniciou a mais de 70 anos um negócio de vitaminas e suplementos naturais usando essa técnica fantástica de distribuição e vendas, pagando comissões aos divulgadores “clientes” que vendesse ou que trouxessem novos consumidores ou clientes para comprar seus produtos, essa estratégia de marketing deu tão certo que hoje, o marketing multinivel legítimo é estudado em faculdades de prestígio como Harvard e várias outras espalhadas pelo mundo, inclusive do Brasil. As empresas que utilizam esse modelo legítimo, tem uma boa gama de produtos para distribuição e venda entre seus associados, o que geram receita com essas vendas e dessa receita são retirados os recursos para o pagamento das comissões e bonificações a que os associados “divulgadores” tem direito, já que nesta cadeia “inteligente” de distribuição, o fabricante destina parte dos seus lucros a bonificar quem aumenta seus volume de vendas e esses associados recebem comissionamento pelo seu trabalho.


E porque os revendedores associados do multinivel ganham somas substanciais? Porque a cadeia de distribuição tradicional onera demais o produto como visto no gráfico abaixo.
 
Sendo que o mercado multivel elimina atravessadores e o que seria gasto na cadeira de distribuição tradicional e esses valores são revertidos para pagamento dos seus associados.



Erickson Ribeiro é palestrante, professor Formado em letras pela UFPB, Pós graduado em Educação Ambiental, Expert em Midias Sociais, Empreendedor de Marketing Multinivel com mais de 20 anos de experiencia passando por grande empresas do Setor. Ex-diretor de Marketing da Federação Paraibana de Pugilismo, Ex-vice presidente da Federação Paraibana de Musculação e Fitness. Estudioso do Marketing Multinivel e de sistemas do Bonificação.

Nenhum comentário: