COMPRE AGORA

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Disciplina é fundamental para alcançar objetivos a longo prazo

Segundo especialistas, a falta de disciplina é o principal motivo para a interrupção dos projetos

 
O esforço, dedicação e disciplina por um longo período são sempre necessários para atingirem alguns objetivos relevantes. Passar no vestibular ou em um concurso; aprender um idioma; conseguir uma promoção; poupar dinheiro suficiente para uma viagem são alguns exemplos de realizações que exigem esforço e disciplina em longo prazo. Entretanto, em todas as áreas, observa-se que muitas pessoas acabam desistindo de seus objetivos no meio do caminho.
A especialista em Gestão Estratégica de Pessoas da SIAS Jacqueline Rezende explica que a falta de disciplina é o principal motivo para a interrupção dos projetos. “As pessoas esquecem que o caminho para alcançarem qualquer objetivo é tortuoso e, por isso, é imprescindível se esforçar e ter foco”, afirma.
Dentro desse contexto, ela esclarece que para o desenvolvimento da competência disciplina, é necessário criar um cronograma com indicadores pessoais de realização, incluindo o monitoramento constante das metas e o estabelecimento de uma linha motivacional para impulsionar as realizações.
“Precisamos ter perspectivas e foco nas áreas que embasam o alicerce pessoal, bem como traçarmos a nossa missão pessoal, os valores e o que nortearam esses objetivos. O planejamento deve passar pela tríade planejamento, disciplina e maturidade. O ideal é estabelecer prioridades que precisamos obter para se alcançar a realização, como por exemplo, quero e não tenho, o que precisa obter; não quero e tenho, aquilo que precisa eliminar”, analisa.

Disciplina conforme a personalidade

Há vários graus de organização. Conforme os preceitos do eneagrama, o eneatipo 7 tem muita dificuldade em se organizar, pois ele está sempre em busca de atividades que lhe sejam prazerosas. As pessoas com essas características têm a necessidade de se movimentarem, o que a disciplina não permite tanto. Já, pessoas com eneatipo número 1 tendem a ser mais perfeccionistas. “O exagero sempre é prejudicial. No caso da pessoa muito disciplinada, a organização pode ser prejudicial a partir do momento em que limita a criatividade. Já, os indivíduos desorganizados, são prejudicados a partir do momento em que são impedidos de organizarem as próprias ideias. Ou seja, tem muita criatividade, mas sem organização entre elas”, explica o analista comportamental Getúlio Chaves.

A disciplina é um hábito que pode ser adquirido, amenizado ou aperfeiçoado. Para isso, é importante relativizar para poder expandir os campos da percepção e criatividade. “O autoconhecimento é um grande aliado para mudar comportamentos e alcançar objetivos. Olhar o caminho a ser percorrido por uma nova perspectiva, buscar ajuda através do autoconhecimento e se espelhar em exemplos de outras pessoas, sabendo questionar como seria seu comportamento em tal situação, é o primeiro passo para adquirir hábitos para se organizar. A identificação de padrões comportamentais funciona como agente facilitador para que a pessoa consiga atingir suas metas e objetivos”, esclarece o analista.

Fonte: http://administradores.com.br

Nenhum comentário: