COMPRE AGORA

domingo, 1 de junho de 2014

7 passos para conquistar o impossível


De acordo com militar norte-americano que virou empreendedor, quem está preparado consegue transformar sonhos em realidade



Da Redação - Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Ao contrário do que a palavra quer dizer, o impossível acontece. Naquele dia que seu time ganhou no último minuto, quando você estava no lugar certo, na hora certa e aquela pessoa que mudou sua vida apareceu, ou naquela vez que você fez o melhor pitch da sua vida na frente de um investidor de renome. Às vezes, parece que o sobrenatural tomou conta da sua vida e fez tudo dar certo, não é mesmo?

Para Brent Gleeson, não. As coisas funcionaram porque você estava preparado para conquistar o impossível. Hoje, o americano comanda uma empresa de marketing digital. Mas antes de realizar seus sonhos profissionais, Gleeson foi um combatente das Forças Armadas de seu país: ele fez parte da unidade Seal da Marinha norte-americana, uma das forças de ataque mais bem capacitadas do mundo – os Seals foram os militares que mataram Osama bin Laden, por exemplo. Antes de empreender, Gleeson fez o impossível para continuar vivo.

Em um artigo da Inc., Gleeson lista o que é importante para voar alto no mundo dos negócios. Confira:

1) Faça o simples da maneira correta

Assim como na vida de todo mundo, o domingo não é o melhor dia da semana para um Seal. Todas as segundas, a força tinha que passar por uma "inspeção", em que militares de patentes mais altas verificava se os quartos dos soldados estavam em ordem. No dia anterior, em vez de fazer algo grande, Gleeson tinha que arrumar a cama e limpar o chão. Essas práticas foram bastante importantes para ele. "Aprendi que temos que fazer as pequenas tarefas. Se não completarmos o básico, não podemos ir longe", diz Gleeson.

2) Trabalhe muito

Por mais óbvia que essa dica pareça, Gleeson afirma que nem todo mundo realmente se esforça para conquistar seus objetivos. "Ficava impressionado negativamente com alguns dos meus colegas do Seal. Eles não se preparavam para as tarefas propostas e, obviamente, não conseguiam realizar o que era solicitado", afirma. "Quem não se esforça, não consegue superar as expectativas. É preciso mudar o comportamento."

3) Recrute as pessoas certas

Para exemplificar a importância da contratação das pessoas mais apropriadas para o trabalho, Gleeson fala das atividades em grupo que teve que fazer para entrar no grupo dos Seals. "Nas atividades em barcos, percebi a importância do trabalho em equipe. Se uma pessoa parasse de remar, todo mundo afundava", afirma. Segundo o ex-militar, quanto mais rápido o empreendedor descobrir que não pode fazer tudo sozinho e precisa de ajuda, mais fácil será atingir o sucesso.

4) Não dê desculpas

As desculpas são um recurso para gente despreparada. Normalmente, quem dá desculpas é quem não quer assumir um erro. O certo não é colocar a culpa em algo, e sim aprender com o que aconteceu e partir para a próxima.

5) Não tenha medo de falhar

Lembre-se de uma frase que é um jargão, mas mostra a realidade: "o 'não' você já tem". Na pior das hipóteses, você voltará à estaca zero. Gleeson, por coincidência, usa uma frase bem brasileira para quem empreendeu e quebrou. "Levante-se e sacuda a poeira."

6) Não desista

Gleeson mostra a importância em não desistir com o seu trecho favorito do juramento de um Seal. "Eu nunca desistirei. Eu persevero e prospero na adversidade. Minha nação espera que seja mais resistente e mentalmente mais forte que meu inimigo. Se cair, vou me levantar toda vez. Vou gastar toda a energia que tiver para proteger meus colegas e cumprir nossa missão. Nunca estarei fora da luta."

7) Não subestime ninguém

No processo de seleção dos Seals, saem primeiro os que "se acham" demais. "As pessoas pensam que o Seal é composto por gente parecida com o Rambo, de pessoas presunçosas, mas o grupo é composto por pessoas preparadas, mas humildes", diz Gleeson. Segundo ele, quem subestima os outros não conquista a confiança de ninguém e se prejudica. "Em vez de menosprezar, fortaleça quem está por perto. Você vai se surpreender com os resultados."


Fonte: http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/05/7-passos-para-conquistar-o-impossivel.html

Nenhum comentário: