COMPRE AGORA

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Qual é o seu talento natural?

Se você prestar atenção em todos os palestrantes e autores na área de motivação e auto-ajuda, perceberá duas linhas de pensamento aparentemente conflitantes. Alguns dizem que você pode fazer tudo o que quiser se colocar foco e energia, se comprometer-se totalmente. Outros dizem que você não deve tentar fazer algo em que não seja realmente bom, ou naturalmente talentoso. Alguns sugerem que primeiro você deveria descobrir qual é seu talento natural para só então ir à luta.

Eu tenho pesquisado a história de pessoas de sucesso, celebridades, empresários famosos, inventores, etc. Também tenho lido todos os livos e artigos que consigo encontrar sobre o assunto, e tenho notado que as duas situações são encontradas em semelhante quantidade.
Muitas pessoas de tremendo sucesso de fato conseguiram alcançar seus objetivos através da pura e simples disciplina, uma enorme perseverança, uma força de vontade que superou todos os obstáculos imagináveis.
Ao mesmo tempo vi casos curiosos de pessoas que estavam seguindo uma carreira e, acabaram fazendo sucesso em outra coisa totalmente diferente. Em alguns casos a mudança foi bastante casual. Veja estes exemplos:
  • Bruce Willis começou trabalhando de motorista de caminhão numa fábrica e não tinha a menor idéia de que um dia seria ator. Um dos motivos é que ele gaguejava. Ele também não fez faculdade.
  • Mick Jagger era muito bem sucedido na escola e entrou na faculdade de Contabilidade, já tendo estudado na London School of Economics. Ele porém não terminou a faculdade.
  • Michel Jordan foi um jogador de baseball medíocre.
  • John Le Carré, um dos mais famosos autores de livros de espionagem, foi professor durante anos, antes de entrar para o serviço diplomático britânico. Ele era tão ruim a ponto de ser demitido.
  • Os professores diziam a Thomas Edison que ele era muito estúpido para aprender e que deveria seguir uma carreira artística porque as pessoas gostavam de sua personalidade agradável. Mais tarde ele descobriu 3000 maneiras de NÃO fazer uma lâmpada, antes de descobrir a maneira certa.
  • Walt Disney foi demitido de seu emprego em um jornal porque os editores achavam que ele não tinha criatividade e não sabia expressar suas idéias.
  • John Grisham queria ser jogador de baseball, não foi aceito. Depois estudou direito e trabalhou como advogado para uma pequena firma. Seu primeiro livro (A Time to Kill) foi recusado por 19 editôras. Mesmo depois que foi publicado o livro não vendia nada. Grisham e um amigo enchiam o carro de livros e saíam vender na rua. Seu segudo livro, A Firma, foi um dos maiores sucessos de venda em Hollywood e atualmente seus vários livros já venderam mais de $700 milhões, fazendo dele o autor mais bem sucedido da história.
  • Colombo tinha planos de encontrar a Índia navegando para o oeste...
Se você nunca falhou... você nunca viveu.
Mas voltemos à questão do talento. Todos nós temos um talento especial. Não acredito que haja no mundo uma única pessoa sequer que não tenha talento para nada. Como eu mesmo passei por uma mudança de carreira radical eu acredito que muitas vezes as pessoas só encontram o que realmente gostam de fazer depois de mudar de área, ou após enormes fracassos, ou por descobrirem de alguma forma algo que amam.
A característica mais evidente em todas as pessoas de grande sucesso é uma só: Elas aman o que fazem. Geralmente elas fariam a mesma coisa mesmo que não ganhassem dinheiro algum. E por gostar tando do que fazem o resultado é tão notável e tão superior que geralmente resulta em enorme sucesso financeiro.

Três mitos sobre sucesso


Há três mitos muito comuns sobre as pessoas de sucesso, os três errados. Vejamos o que realmente conduz a uma vida cheia de sucesso, alegria, e riqueza, e vamos comparar com o que os mitos dizem:
"Para ter sucesso é preciso ser muito inteligente", enquanto que na realidade muitas pessoas de sucesso não são especialmente inteligentes. Na escola elas não tiravam notas excelentes, não eram brilhantes nos testes, e outras pessoas às vezes pensavem que elas não seriam bem sucedidas. Mas mesmo assim elas costumam ir mais longe to que os "gênios". Várias pessoas de enorme sucesso não conseguiram ou não quiseram fazer faculdade e comento sobre elas nesse artigo.
"Para ter sucesso é preciso ser muito bonito", enquanto na realidade pessoas de sucesso têm as mais variadas aparências, a maioria não se destaca, e para ser honesto alguns são simplesmente feios. Mas isso não importa. Sucesso cria a elegância e torna a pessoa atraente, não o contrário.
"Para ter sucesso é preciso ter sorte", enquanto que as pessoas de sucesso não parecem ter mais sorte do que qualquer outra pessoa, o que desafia o próprio conceito de sorte. Muitas pessoas de sucesso sofreram sob o peso da miséria, problemas de saúde, ou tragédia, e ainda assim elas alcançaram o topo. Em vez de contar com a sorte elas contaram com os fatores que realmente levam ao sucesso.

É Possível Reprogramar a Mente?



Estou gostando muito dos emails que os leitores me mandam e vários deles merecem artigos específicos aqui. Eis um comentário da Cláudia Kauling:
...Não existe uma fórmula para se libertar do que está gravado na mente, a não ser que reprogramemos positivamente daqui para frente...com perseverança e garra. Não esqueça...Programação Positiva!
Eu realmente tenho que discordar do que você diz. Sim, existem fórmulas para "reprogramar" a mente humana. Eu costumava pensar que a personalidade é uma coisa fixa, que o comportamento por ser moldado por anos de aprendizado e condicionamento só poderia ser alterado por períodos longos de recondicionamento, e que as reações mais básicas das pessoas são... como eu diria... fixas.
Mas descobri que eu estava errado. Eu presenciei, testemunhei, pessoas tímidas passarem a ser extrovertidas. Vi pessoas comuns como eu e você mudarem de comportamento e de personalidade em questão de horas ou até minutos através de métodos extremamente eficazes de reprogramação mental. Eu mesmo passei por várias mudanças durante seminários e boot camps que freqüentei recentemente.
Durante minhas palestras eu conduzo a platéia através de vários desses exercícios e os resultados são nada menos do que impressionantes. Recebo emils de pessoas que, após minha palestra, abandonaram empregos que não gostavam para perseguir seus sonhos; emails de casais que se reconciliaram; emails de pessoas tímidas que quebraram o medo de falar em público.
Sim, é possível reprogramar a mente humana rapidamente.

Nenhum comentário: