sexta-feira, 21 de junho de 2013

7 maneiras de liderar pelo exemplo

Por Enrico Cardoso - www.jornaldoempreendedor.com.br
Os marinheiros americanos são treinados para serem líderes, independentemente de sua idade ou posição. Trocando em miúdos, eles são treinados para passar confiança.
Como podemos aprender com os marinheiros e podemos ver todos os dias no mundo dos negócios, as pessoas seguem aqueles em que confiam.
Uma das melhores maneiras de construir a confiança em uma equipe é liderar pelo exemplo. Aqui vão 7 maneiras de dar o exemplo e inspirar a sua equipe.

#1. Coloque as mãos na massa

Faça o seu trabalho e conheça o seu mercado. Você não tem que ser o técnico mais avançado da equipe, mas você precisa ter um conhecimento profundo da sua empresa e do seu mercado.
Os líderes têm muita responsabilidade, mas é importante trabalhar ao lado de sua equipe. Esta é uma ótima maneira de construir a confiança e continuar a desenvolver seu conhecimento e habilidades.

#2. Cuidado com o que você diz

Ações falam mais alto do que as palavras, mas as palavras podem ter um grande impacto sobre a moral. Para melhor ou para pior.
Esteja consciente do que você diz, para quem você diz, e quem está ouvindo o que você diz.
Demonstre sempre apoio para os membros da equipe. Se alguém precisa de orientação extra, faça isso de portas fechadas.

#3. Respeite a cadeia de comando

Uma das maneiras mais rápidas de causar deterioração estrutural, promover confusões e dano moral gira ao redor dos funcionários.
Todos os membros da equipe precisam respeitar a liderança em todos os níveis. Se os líderes não respeitam a cadeia de comando, quem irá respeitar?

#4. Ouça a equipe

Como líderes, às vezes estamos tão consumidos com metas e dando diretrizes ao negócio, orientando as pessoas e falando que nos esquecemos de parar e ouvir. Se o mecanismo de recrutamento e formação tiver funcionado bem, você deve ter uma equipe de especialistas para pedir assessoria.
Um sinal de boa liderança é saber que você não sabe de tudo. Ouça e peça feedback à sua equipe regularmente.

#5. Assuma responsabilidades

Como diz o ditado, a liderança é solitária. O topo é um lugar muito solitário. Esqueça colocar a culpa na burocracia.
Grandes líderes sabem quando aceitar que os erros foram cometidos e tomam para si a responsabilidade de corrigi-los.
Não importa se os membros da sua equipe desarrumam o que você faz. Se você for o líder, você precisa assumir a responsabilidade.
#6. Deixe a sua equipe trabalhar
Pare de microgerenciar pessoas e tarefas e tudo ao seu redor. Comunique o propósito e a manifestação da sua empresa junto com os objetivos.
Em seguida, recue e deixe a equipe trabalhar e inovar, se for o caso. Defina esse modelo para que todas as equipes e líderes e gerentes faça o mesmo.

#7. Cuide de si mesmo

Bem-estar e exercícios são essenciais para uma boa liderança. Quanto mais você cuidar de si mesmo, mais energia você terá e melhor será o resultado do seu trabalho.
A única maneira de construir uma cultura orientada a valores é liderar pelo exemplo. Entre em forma e siga em frente.

O exemplo é a única maneira de liderar

Essas são apenas 7 das muitas maneiras de liderar pelo exemplo. Este estilo de liderança deve ser praticada de forma contínua e ser realizado dentro e fora do local de trabalho, a fim de que ela seja verdadeira.

Nenhum comentário: