COMPRE AGORA

terça-feira, 18 de abril de 2017

O OTIMISTA INCURÁVEL X PESSIMISTA


Por Erickson Ribeiro

Algum dos traços de personalidade mais poderosos para se desenvolver em sua busca pelo sucesso são o otimismo e a integridade incuráveis.

Otimismo é definido como "a crença de que coisas boas vão acontecer com você e que os eventos negativos são retrocessos temporários a serem superados." (-Mayo Clinic). Integridade, como eu definiria, é "fazer a coisa certa, no momento certo, pela razão certa - apesar de qualquer conseqüência." Quando você combina essas duas qualidades o que você tem é uma pessoa que busca o melhor resultado em cada Situação, ainda sendo honesto e direto sobre os fatos de situações como elas existem. Uma pessoa que exemplifique estas duas qualidades trará confiança e respeito significativos de seus clientes, colegas de trabalho, gerentes e subordinados - todos os quais contribuem para ajudar essa pessoa a alcançar um grande sucesso.

Há uma distinta diferença entre um otimista e um pessimista:
Um otimista vê os desafios como temporários, capaz de serem superados, e como degraus que nos 
levam para uma solução melhor. Um pessimista vê os desafios como coisas negativas e ruins; eles 
os vêem como tropeços maciços que tornam a caminhada impossível de se avançar, significando 
assim o fim dessa estrada. Finalmente, há o otimista incurável, que é aquele otimista que 
implacavelmente enfrenta tudo no seu caminho, nunca deixando as tentativas mesmo que fracassadas
 o tirar do objetivo final. Estes são os melhores otimistas de todos.
 

Sem dúvida, as pessoas otimistas são muito mais divertidas. Eles são realmente mais felizes, mais saudáveis, mais atraentes. Elas têm um brilho enérgico que atrai todos para querer estar em torno delas. Eu chamo isso de "fator magnético".  Esse tipo de pessoa é uma festa em si mesmo. Esse otimismo é de enorme valor para alguém que, por exemplo, está buscando financiamento para seus negócios, um investidor, pessoas que estão em busca de emprego, etc. Sem dúvida haverá inúmeras provas e percalços à frente, mas é preciso usar esses empecilhos como trampolins para maiores e melhores resultados, em vez de deixá-los tornar-se obstáculos ao seu sucesso. É importante ressaltar que há uma enorme diferença entre otimismo e excesso de confiança. Quando alguém está excessivamente confiante, eles tendem a ignorar as barreiras, tendo uma atitude de "que não poderia acontecer comigo." Quando alguém está otimista, eles têm uma atitude de "pode acontecer comigo, mas se isso acontecer eu vou encontrar uma maneira de passar por isso, e vou torná-lo ainda melhor no final. "


Nenhum comentário: